Tabela de Conteúdos

2.2.1 Gestor de pacotes APT

Um dos pontos fortes da distribuição Debian é o seu gestor de pacotes apt e a sua interface aptitude. A gestão das atualizações e instalações de software é efetuada com a ajuda deste poderoso e amigável gestor de pacotes. Graças ao apt e ao aptitude é possível, por exemplo, atualizar todo um sistema apenas com um par de comandos.

apt, apt-get ou aptitude?

Existe um debate acesso sobre se deve ser usado o apt ou o aptitude como gestor de pacotes. No entanto, neste guia, será dada preferências à utilização do apt.

O gestor aptitude, embora seja um front-end do apt, tem algumas vantagens, nomeadamente o facto possuir uma interface gráfica e de manter um registo (log) das ações efetuadas, o que permite remover pacotes de uma forma mais “limpa”.

Instalação do aptitude

O pacote apt está incluido na instalação do Debian. O pacote aptitude pode ser instalado com um simples comando:

root@server:~# apt install aptitude

Guia rápido do apt

Apt é um gestor de pacotes de linha de comando que fornece comandos para pesquisar, instalar e desinstalar pacotes de software, além de permitir consultar informações sobre os mesmos. O apt oferece as mesmas funcionalidades que as ferramentas APT especializadas, como apt-get ou o apt-cache, mas acrescenta opções mais interessantes para uso interativo.

Para maior comodidade, são listados abaixo alguns exemplos e opções apt com os equivalentes comandos em apt-get, apt-cache e aptitude.

Atualização da lista de pacotes

Instalação de pacotes

Atualização do sistema

Remoção de pacotes

Pesquisa de pacotes

Informações sobre pacotes

Limpar o repositório local

Por segurança atualizar com frequência

Para garantir a segurança do sistema, é imprescindível que o servidor esteja sempre o mais atualizado possível. A comunidade debian está constantemente a atualizar software para correção de bugs e falhas de segurança. Um sistema não atualizado é um convite irrecusável a hackers e a crackers. A melhor fonte para procurar software atualizado é a Internet. Devem-se escolher criteriosamente as fontes de software ou repositórios e proceder a atualizações frequentes.

É também importante seguir de perto todas as informações referentes a bugs e falhas de segurança e qual a melhor maneira de os corrigir. A distribuição edita listas com os anúncios de segurança e respetivas correções quer na página da distribuição quer em listas de distribuição.

Referências