Página desactualizada Esta página contém uma versão anterior deste guia que pode estar desatualizada. Para a consultar a versão mais recente clique aqui.
O instalador requer a configuração de 2 contas de sistema ou logins. A primeira, “root”, é uma conta especial, privilegiado e com plenos poderes; a segunda será a de um utilizador “normal”, com poderes limitados por segurança.
Para a conta do super-utilizador (root) é apenas pedida a password, uma vez que essa conta tem que existir. Como este é o utilizador com maiores privilégios, deve ser escolhida uma password difícil de “crackar”.
Confirmar a password da conta root para verificar que não houve erros ao digitar:
Um utilizador normal, sem privilégios especiais, deve também ser criado. Indicar o nome completo desse utilizador:
Indicar o login do utilizador:
Escolher uma password:
E confirmar a password:
Em seguida, o instalador irá proceder à instalação dos pacotes necessários para criar um sistema base. Este processo pode demorar algum tempo:
A distribuição debian tem um poderoso sistema de gestão de pacotes de software, chamado “apt“, que facilita a actualização ou instalação de novos pacotes a partir de várias fontes, nomeadamente a partir de repositórios existentes na Internet.
Para uma eficiente instalação de pacotes a partir da Internet, deve-se seleccionar o repositório geograficamente mais próximo, utilizando um ”mirror”:
Em primeiro lugar, deve-se escolher o país:
Em seguida, escolher o mirror mais próximo:
Caso se utilize um proxy para aceder à Internet, indicar o endereço do proxy:
A comunidade debian mantém um concurso de popularidade interno, como meio para obter estatísticas dos sistemas instalados. Caso se queira contribuir, seleccionar sim:
O instalador propõe a instalação de um sistema standard. Como queremos personalizar totalmente o nosso sistema, anulamos qualquer selecção existente de modo a instalar apenas um sistema mínimo.
O sistema está praticamente instalado, mas para que possa arrancar, deve ser instalado o gestor de arranque “grub” no master boot record do disco:
A instalação do grub:
A instalação está terminada. Retirar o CD-Rom de instalação da drive e escolher “continuar” para terminar a instalação e arrancar com o novo sistema debian etch:
A reiniciar…
Se este écran for mostrado, parabéns, a instalação foi bem sucedida!