É também ossível oferecer a cada utilizador a possibilidade de criar páginas Internet pessoais.
Uma vez concluída a instalação do 4.1.1 Apache2, a configuração do suporte para páginas pessoais consiste na ativação do módulo userdir do servidor apache2:
root@server:~# a2enmod userdir
Enabling module userdir.
To activate the new configuration, you need to run:
service apache2 restart
A execução de scripts php está desativada nas páginas pessoais. Para a ativar, é necessário comentar a linha php_admin_value engine Off
no ficheiro /etc/apache2/mods-available/php5.conf:
# [...] # Running PHP scripts in user directories is disabled by default # # To re-enable PHP in user directories comment the following lines # (from <IfModule ...> to </IfModule>.) Do NOT set it to On as it # prevents .htaccess files from disabling it. <IfModule mod_userdir.c> <Directory /home/*/public_html> # php_admin_value engine Off </Directory> </IfModule> # [...]
E reiniciar o servidor apache2:
root@server:~# service apache2 restart
O suporte para páginas pessoais no servidor http está activado.
As páginas pessoais são acessíveis através de um endereço do género “http://servidor/~utilizador”. Quando o servidor recebe um pedido deste género, tenta encontrar servir o conteúdo de uma diretoria específica chamada public_html na home do utilizador. Portanto, para que cada utilizador possa criar as suas páginas deve, antes de mais, criar uma diretoria chamada “public_html” na sua home, onde colocará os conteúdos.
fribeiro@server:~$ mkdir ~/public_html
Uma vez criada a diretoria, o utilizador pode começar a criar conteúdos.
Para que a directoria public_html seja criada automaticamente quando for criado um novo utilizador, é adicionada à arborescência em /etc/skel, com direitos de acesso exclusivos para próprio utilizador:
root@server:~# mkdir /etc/skel/public_html; chmod 0700 /etc/skel/public_html
Para verificação podemos criar uma página web na pasta public_html do uilizador:
<!DOCTYPE html> <html> <body> <h1>My Personal Web Page</h1> <p>Welcome!</p> </body> </html>
Utilizando um navegador, insira uma url que aponte para as páginas pessoais de um utilizador, por exemplo http://192.168.1.100/~fribeiro:
Os espaços pessoais “herdam” todas as potencialidades do sítio principal, ou seja, o utilizador tem ativado o suporte para php, as ligações seguras, acesso à base de dados MySQL, etc.