Tabela de Conteúdos

Página desactualizada Esta página contém uma versão anterior deste guia que pode estar desatualizada. Para a consultar a versão mais recente clique aqui.

2.2.1 Gestor de Pacotes Aptitude

Um dos pontos fortes da distribuição Debian é o seu gestor de pacotes apt e a sua interface aptitude. A gestão das atualizações e instalações de software é efetuada com a ajuda deste poderoso e amigável gestor de pacotes. Graças ao aptitude é possível, por exemplo, atualizar todo um sistema apenas com um par de comandos.

Nota

As versões mais antigas do Debian utilizavam o gestor de pacotes apt. As versões atuais do debian tendem a utilizar o gestor aptitude que, embora seja um front-end do apt, tem bastantes vantagens, nomeadamente o facto de manter um registo (log) das ações efetuadas, o que permite remover pacotes de uma forma mais “limpa”. Para maior comodidade, são listados abaixo os comandos aptitude com os equivalentes comandos em apt. No entanto, neste guia, será dada preferências à utilização do aptitude.

Guia rápido do aptitude

Atualização da lista de pacotes

Instalação de pacotes

Atualização do sistema

Remoção de pacotes

Pesquisa de pacotes

Informações sobre pacotes

Limpar a cache de pacotes

Por segurança atualizar com frequência

Por questões de segurança, é imprescindível que o servidor esteja sempre o mais atualizado possível. A comunidade debian está constantemente a atualizar software para correção e bugs e falhas de segurança. Um sistema não atualizado é um convite a hackers e a crackers. A melhor fonte para procurar software atualizado é a Internet. Devem-se escolher criteriosamente as fontes de software ou repositórios e proceder a atualizações frequentes.

É também importante, seguir de perto todas as informações referentes a bugs e falhas de segurança e qual a melhor maneira de os corrigir. A distribuição edita listas com os anúncios de segurança e respetivas correções quer na página da distribuição quer em listas de distribuição.

Referências